top of page

Apresentação 

           Antes de iniciar uma breve descrição deste e-portefólio, importa referir que este foi criado com o objetivo de apresentar, descrever e refletir tudo aquilo que foi realizado ao longo destas aulas práticas, na unidade curricular de Iniciação à Prática Profissional VI, na valência do Pré-escolar, lecionada pela docente Guida Mendes. Deste modo, torna-se importante referir que estas aulas práticas foram realizadas na Escola Básica do 1º ciclo com Pré-escolar da Ladeira, por dois elementos, Ana Catarina Góis Fernandes e Carolina José Jesus Gouveia, alunas do 3º ano, do 1º ciclo do curso de Educação Básica, da Universidade da Madeira.

            Ainda assim, é de realçar que decidimos intitular o nosso e-portefólio de “Brincar para ser Criança”, uma vez que consideramos que brincar é o mais importante para as crianças nesta fase de desenvolvimento e, consequentemente, no processo de construção do ensino e aprendizagem.

            No nosso ponto de vista, é necessário que um educador utilize a brincadeira, não só como um dos recursos para tornar o contexto escolar mais lúdico e apelativo, como também uma ferramenta essencial na construção da aprendizagem do aluno e de novas descobertas significativas, uma vez que a atividade lúdica tem uma importância notável, pois é através dela que a criança constrói seu próprio mundo (Santos, citado por Pontes & Alencar, p. 1). No entanto, em algumas instituições, o brincar no contexto escolar da educação infantil constitui-se um desafio por ser ainda interpretado de maneira equivocada por alguns professores, mas que deve ser encarado como uma realidade do processo educacional (Pontes & Alencar, s.d., p.3).

            Desta forma podemos referir que elaborámos este e-portefólio de uma forma simples e clara para que todos aqueles que o visitem possam explorá-lo da melhor forma. Assim, na parte superior, é possível encontrar um menu de botões de fácil acesso às páginas principais deste e-portefólio. Além disso, em cada uma das páginas principais, podemos encontrar as páginas secundárias, onde é possível verificar as diversas atividades que realizámos com as crianças, as caracterizações da sala e do grupo, as planificações, entre outros aspetos relevantes para uma melhor compreensão destas aulas práticas.

bottom of page