top of page

Observação - 22 de abril 

        No dia 22 de abril de 2015 chegámos à Escola Básica de 1º Ciclo com Pré-escolar da Ladeira por volta das 8:15h, dirigimo-nos à sala da Pré 2 e assistimos à receção das crianças à sala. Neste dia, quase metade das crianças não compareceu à escola porque estavam doentes. Uma vez que na hora de cantar a música dos “bons-dias” apenas estavam 7 crianças, a educadora decidiu cantá-la após o lanche porque algumas iam chegar mais tarde. No lanche pudemos observar que uma das crianças começou a chorar porque não queria comer e forçou o vómito. No entanto, a educadora cooperante explicou que a criança em questão costumava fazer isso quando não queria comer.

      Terminado o lanche, dirigimo-nos juntamente com as crianças ao pátio para o recreio e para observarem os seus trabalhos expostos no jardim. Note-se que todas as crianças quiseram tocar e mostrar quais eram os seus trabalhos aos colegas, funcionárias e educadoras. Ao longo do intervalo foram chegando as restantes crianças que não chegaram à hora habitual.

      Posto isto, as crianças dirigiram-se à sala e a educadora procedeu à canção dos “bons dias”. Considerámos que esta foi uma boa estratégia a utilizar, uma vez que assim as crianças conseguiam proceder a uma contagem mais elevada. Além disso, possibilitou às crianças que não puderam chegar mais cedo, cantar os “bons dias” com os seus colegas.

      Seguidamente, dado que neste dia as crianças não tinham nenhuma atividade em especial para realizar, a educadora pediu às crianças que retirassem um dos colares de distribuição pelas diferentes áreas existentes na sala, de modo a poderem brincar e explorar à vontade. Neste momento, a estagiária Carolina ficou responsável por orientar a mesa dos jogos, onde as crianças escolheram explorar o jogo do loto. Por sua vez, a estagiária Catarina ficou responsável por orientar a mesa da plasticina, onde o objetivo era que as crianças pudessem explorá-la livremente. É de realçar que são nestes momentos de jogo e de exploração que as crianças mais aprendem, uma vez que são ferramentas imprescindíveis no processo de construção da aprendizagem de cada criança.

      De seguida, as crianças dirigiram-se à cantina para almoçar. Neste dia o almoço decorreu nas calmas e todas as crianças comeram o primeiro e o segundo prato, incluindo a fruta. Posteriormente, auxiliámos as crianças a irem à casa de banho e a lavarem as mãos antes de se dirigirem à sala para poderem repousar. Uma vez que este foi o nosso último dia de estágio, tivemos uma conversa com a educadora cooperante onde esta nos deu um feedback geral acerca do nosso estágio. Além disso, referiu que era preferível não fazer as despedidas com as crianças neste dia, uma vez que não se encontravam todas e, também, dado que esta ainda não tinha tido uma conversa com as mesmas acerca da nossa saída. Deste modo, ficou acordado voltarmos à escola na semana seguinte, a fim de realizarmos as “despedidas” com o grupo e com o convite de aparecer sempre que quisermos.

bottom of page