top of page

Observação - 21 de abril 

        

        No dia 21 de abril de 2015 chegámos à Escola Básica de 1º Ciclo com Pré-escolar da Ladeira por volta das 8:15h, dirigimo-nos à sala da Pré 2 e assistimos à receção das crianças à sala. Neste dia foi gratificante observar que muitos dos pais aderiram ao nosso projeto “Decorar a Reciclar”, criando objetos muito bonitos e criativos, dando a vida àqueles materiais que normalmente vão para o lixo. A sala dos educadores estava cheia de materiais cheios de cor e deveras apelativos. Por volta das 9:15h, a educadora cooperante procedeu à canção dos bons dias e, posteriormente, as crianças foram para o comboio com o objetivo de irem lanchar.

      Após o lanche as crianças dirigiram-se ao recreio. Neste dia não nos foi possível estar com as crianças no recreio, uma vez que estivemos a montar a exposição no jardim da escola. Verificámos que todas as crianças do pré-escolar estavam excitadíssimas e orgulhosas por verem os seus trabalhos e dos seus pais a serem expostos no jardim. No entanto, não foram apenas as crianças que ficaram felizes e curiosas. Note-se que todas as auxiliares, professores do 1º ciclo e directora da escola foram visitar o jardim e ficaram felizes com o resultado final, dizendo que deveria ficar assim para sempre. É, também, importante referir que alguns dos professores do 1º ciclo trouxeram os seus alunos ao jardim do pré-escolar para observarem os trabalhos lá expostos. É de realçar que esta exposição foi montada pelas estagiárias responsáveis pelo projecto, dado que a maioria dos materiais eram pesados. No entanto, as crianças da Pré iam sugerindo os lugares onde colocar os seus trabalhos. Acrescenta-se que nós pintámos quatro pneus – um por cada estagiária – para contribuir para a exposição, não tendo estes entrado no concurso, uma vez que foram uma oferta das estagiárias à instituição.

      Seguidamente, terminado o intervalo, as crianças dirigiram-se à sala e nós demos início à nossa atividade do dia. O tema da atividade deste dia foi “A Mãe”, onde abordámos a importância das nossas mães no seio familiar. Esta história consiste numa série de imagens de mães animais – mãe galinha, mãe mosca, mãe foca, entre outras – e apresenta uma frase relacionada com o tipo de mãe. A escolha desta história partiu do facto destes estarem a explorar os animais, dando assim continuidade ao tema que tinha sido abordado na nossa atividade anterior. É importante referir que criámos o nosso próprio livro com capa, imagens ao longo da história, contracapa e decidimos oferecer à sala da Pré 2. Devido à falta de tempo, não foi possível criar essa mesma história com o grupo e, por essa razão, criámo-la nós. Desta forma, através do nosso exemplar oferecido, o grupo poderá explorar e criar uma outra história.

      Para iniciar esta história fizemos referência aos animais, dando início a uma breve recapitulação do que foi falado nas semanas anteriores – primavera e animais - e, principalmente, com foco na joaninha, uma vez que este era o animal que as crianças estavam a elaborar para a prenda do dia da mãe. Note-se que esta prenda era uma caixa de jóias com a forma de uma joaninha, utilizando materiais recicláveis, nomeadamente caixas de queijo pequenas e caixas de cereais.

      Terminado o conto da história procedemos à segunda parte da nossa atividade. Primeiramente, dividimos as crianças por três grupos – mesa de pintura do caule e das folhas, mesa de pintura das mãos e jogos. A estagiária Catarina ficou responsável pela mesa de pintura do caule e das folhas, onde as crianças tinham apenas que pintá-los com a cor de pau verde. Por sua vez, a estagiária Carolina ficou responsável pela pintura das mãos das crianças e, seguidamente, pelo recalque na folha com o objetivo de representar a flor. Num momento posterior houve a inversão dos papéis das estagiárias, de modo a que cada uma ficasse com as duas experiências. É de mencionar que conforme as crianças iam acabando de pintar o caule e as folhas, dirigiam-se à mesa da pintura das mãos. Caso estivesse alguma criança ainda a pintar as mãos, a criança em espera dirigia-se para os jogos de modo a não existirem tempos “mortos” e a atividade poder correr dentro da normalidade.

      Quando todas as crianças terminaram de recalcar as suas mãos na folha e de lavar as mãos, cada uma retirou um colar de distribuição pelas áreas. Note-se que estes colares apresentam um desenho de uma área – casinha, garagem, jogos, leitura ou plasticina – e são retirados à sorte pelas crianças. De referir, ainda, que o número existente de colares está de acordo com o limite de crianças em cada área.

      Seguidamente, terminada a atividade, colocámos os trabalhos do dia da mãe no placard e retirámos os desenhos do dia do pai. No almoço, orientámos as crianças que necessitavam de ajuda e motivação para comer, principalmente o segundo prato e a fruta. Verificámos, também, que a maioria não gosta de laranja e, segundo a educadora cooperante, algumas nunca a tinham comido em casa, sendo que comeram pela primeira vez na escola.

      Finalizado o almoço, ajudámos as crianças a irem à casa de banho e a lavarem as mãos antes de regressarem à sala para descansar. Posto isto, a educadora cooperante Andreia Cardoso comunicou novamente à educadora Juliana acerca das atividades que tínhamos realizado com as crianças nesta manhã.

 

 

bottom of page